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6 maneiras de aliviar a dor nas costas

6 maneiras de aliviar a dor nas costas

Acordar pela manhã já sentindo dor nas costas é uma sensação terrível, e muitas vezes é o motivo das dores de cabeça, cansaço precoce e irritabilidade constante.
Por isso quero te mostrar 6 maneiras de aliviar a dor nas costas.

Você sabia que 8 em cada 10 brasileiros sofrem ou já sofreram de dores nas costas pelo menos uma vez na vida?
Essa é uma das razões mais comuns que os médicos são consultados.

A dor nas costas ou na lombar pode afetar pessoas de qualquer idade, por diferentes razões. Felizmente pode-se tomar medidas para prevenir ou aliviar as dores nas costas que tendem a ser do tipo: leve ou intensa, rápida ou constante.

Na maioria das vezes, os quadros de dor ocorrem na região da lombar, ou seja, no fim das costas.

Como você já deve saber por experiência pessoal, a dor nas costas pode ser singularmente complexa e portanto difícil de diagnosticar e tratar.

Existem inúmeras causas e fatores contribuintes, além de uma ampla variedade de tratamentos que podem ou não funcionar para a mesma pessoa.
Se você chegou até este artigo, é porque procura aliviar a dor nas costas, mas antes é importante identificar o que causa essas dores.

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Quais são as causas mais comuns de dor nas costas?

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Muita coisa pode ser responsável por  causar as dores nas costas ou na lombar.

O corpo humano é composto por uma estrutura complexa de músculos, ligamentos, tendões, discos e ossos, que trabalham juntos para sustentar o corpo e permitir os movimentos.

Se houver algum problema com qualquer um desses componentes, pode consequentemente, desencadear as terríveis e desconfortantes dores nas costas. 

A coluna é a região do corpo que mais suporta peso. Ela é responsável por manter o tronco ereto, garantindo assim ações básicas como o movimento dos membros.

Acidentes e lesões esportivas são as causas mais comuns de dor nas costas. Mas, às vezes, mesmo atividades ou movimentos simples, como se inclinar para pegar um objeto do chão, podem provocar dor.

Há também vários outros fatores que podem aumentar o risco de dores nas costas, como:

  • Má Postura
  • Mau condicionamento físico, como resultado da falta de exercícios.
  • Doenças internas, como cálculos renais, infecções, coágulos sanguíneos.
  • Obesidade, o excesso de peso corporal coloca estresse extra nas suas costas. Segundo estudos, pessoas com sobrepeso e obesidade tiveram uma maior prevalência de dor lombar do que indivíduos não obesos.
  • Estresse psicológico / emocional – Pessoas propensas a depressão e ansiedade parecem ter um risco maior de dores nas costas.
  • Osteoporose ou perda óssea
  • Levantamento de peso inadequado.
  • Fumar, reduz o fluxo sanguíneo para a parte inferior da coluna, portanto pode impedir que seu corpo forneça nutrientes suficientes para os discos nas costas.

As dores nas costas podem ser divididas em dois tipos :

  • A dor aguda começa de repente e dura até 6 semanas.
  • A dor crônica ou prolongada desenvolve-se durante um período mais longo, dura mais de 3 meses e causa problemas contínuos.

Alguns medicamentos como anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar  o desconforto. Aplicar uma compressa quente ou um bloco de gelo na área dolorida também pode reduzir a dor.

6 maneiras [simples] de aliviar a dor nas costas

  1. Postura

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A sua postura pode afetar diretamente o nível de suas dores. Ter uma má postura em pé ou ao sentar-se pode desencadear ou iniciar a dor nas costas ou na lombar.

A postura certa quando se esta em pé é,  com a cabeça voltada para a frente, as costas retas e equilibre o peso uniformemente nos dois pés. Mantenha as pernas retas e a cabeça alinhada com a coluna.

Ao sentar-se o ideal é ter um bom suporte para as costas, e um apoio para os braços. Tente manter os joelhos e os quadris nivelados e mantenha os pés apoiados no chão.

Ao levantar alguma coisa do chão, use suas pernas, ao invés de suas costas. Mantenha as costas o mais reto possível, mantendo os pés afastados, com uma perna ligeiramente para a frente, para manter o equilíbrio.  Curvar suas costas inicialmente é inevitável, mas quando você dobra suas costas tente não se inclinar. Mais importante, não endireite as pernas antes de levantar, ou você estará usando suas costas para a maior parte do trabalho.

O que Usar para melhorar a postura?

Caso você sinta muita dificuldade de se manter na postura correta, é importante você optar por usar uma cinta ortopédica.

Ela ajudará a corrigir sua postura e fará a sustentação das costas. Além das lesões, a cinta permite a prevenção da fadiga e alivia a dor nas costas.“Trabalhando” menos, a coluna não se cansa tão facilmente. Assim, permite que o indivíduo mantenha a energia até o final do dia, sem se sentir extenuado.

O efeito é garantido, além do mais, porque o modelador usado para a coluna aumenta a rigidez do tronco.

Cinta ortopédica é interessante para três situações: a preventiva, a corretiva e a terapêutica. Além disso, a cinta possui dois efeitos estéticos: o imediato e o em longo prazo.

A peça possui a capacidade de deslocar as células de gordura momentaneamente, e assim cria uma nova silhueta. Clique aqui e conheça a cinta postural para coluna.

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   2. Exercícios

Quando você tem dor nas costas, a melhor coisa a fazer é descansar até a dor diminuir, certo? Não necessariamente.

O descanso em excesso pode piorar certos tipos de dor nas costas e diminuir a força muscular – e fortalecer e alongar os músculos pode realmente reduzir ou eliminar muitos tipos de dor nas costas.

Tente sair para uma caminhada lenta e fácil e aumente o ritmo quando puder.

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Evite treinos que exijam muito esforço e tensão nas costas. Então, quais exercícios você deve escolher?

Isso depende em parte de quão intensa é sua dor e o que a causa. Então, você deve sempre obter a recomendação do seu médico antes de fazer qualquer esforço pesado para dor lombar.

Leia também : 5 Atitudes e Exercícios para perder barriga em 30 dias [Garantido]

Vou te mostrar 2 exercícios que vão ajudar a aliviar as dores.

Extensão das costas para cima:

  • Deite de bruços. Posicione suas mãos diretamente sob seus ombros.
  • Empurre suas mãos. Você deve sentir seus ombros começarem a se afastar do chão.
  • Se puder fazê-lo confortavelmente, coloque os cotovelos no chão diretamente sob os ombros. Em seguida, passe vários segundos segurando essa posição.

Joelho ao peito:

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  • Deite de costas. Coloque os pés no chão e dobre os joelhos.
  • Desenhe seu joelho direito até o peito. Mantenha o pé esquerdo contra o chão.
  • Mantenha por 15-30 segundos. Enquanto isso, mantenha a parte inferior das costas no chão.
  • Em seguida, abaixe o joelho direito. Repita a rotina com a perna esquerda.
  • Para cada perna, execute joelho a peito duas a quatro vezes.

   3. Compressas Calor/Frio

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Aplicar compressas frias e /ou compressa quentes ajudará a reduzir a dor e o desconforto da região lombar.

Experimente pacotes quentes e frios para ver qual deles é melhor para você.

De um modo geral, as compressas frias (aplicada através de um bloco de gelo) funciona melhor para a inflamação e ajuda a reduzir o inchaço, atua também como um anestésico local.

Enquanto as compressas quentes (através de uma garrafa de água quente ou almofada de aquecimento) estimula o fluxo sanguíneo, que traz nutrientes de cura para a área afetada da região lombar, reduzindo a tensão, cãibras e espasmos musculares.

     4.Terapia Aquática

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Fisioterapeutas geralmente recomendam terapia aquática – incluindo exercícios feitos em piscinas quentes e terapêuticas – para  aliviar a dor nas costas.

A flutuação da água ajuda a aliviar o esforço nas articulações para estimular o fortalecimento e o alongamento suave dos músculos. A eliminação da gravidade torna mais fácil e seguro o exercício.

Mesmo flutuando na água morna pode ajudar a relaxar os músculos e liberar a tensão, bem como aumentar a circulação.

Se você tem banheiras de hidromassagem em casa, tente apontar os jatos diretamente em seus pontos doloridos para uma massagem subaquática relaxante.

     5. Alongamentos

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Certos alongamentos podem ajudar a aliviar a dor  nas costas e melhorar a flexibilidade.

Para sentir os benefícios do alongamento, é preciso faze-lo no minimo 2 vezes ao dia, você sentira reduzir a tensão nos músculos que sustentam a coluna.

Ao alongar-se use roupas confortáveis ​​que não prendam ou restrinjam os movimentos.

Não force o corpo em posições difíceis ou dolorosas – o alongamento deve ser indolor.

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Mantenha o alongamento por tempo suficiente (15 a 30 segundos) para alongar adequadamente os músculos e melhorar a amplitude de movimento. Estique um lado do corpo de cada vez.

Abaixo estão exemplos de alongamentos direcionados para aliviar a dor nas costas e lombar:

   Torção sentada

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  1. Sente-se numa cadeira ou no chão, com as pernas cruzadas ou estendidas para a frente. Certifique-se de sentar-se alto, enquanto puxa as omoplatas juntos e para baixo.
  2. Lentamente torça para o lado esquerdo. Coloque a mão direita do lado de fora do joelho esquerdo e coloque a mão esquerda atrás das costas para dar apoio.
  3. Segure a torção por 20 a 30 segundos e depois retorne ao centro.
  4. Repita do outro lado.

    Pose da Criança

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  1. Comece em posição ajoelhada, com os quadris e as nádegas apoiados nas pernas e nos pés.
  2. Espalhe os joelhos separados até um ponto que seja confortável. Em seguida, dobre o corpo para a frente, trazendo o peito para os joelhos.
  3. Se possível, traga a testa para o chão, com os braços estendidos à frente. As mãos devem descansar suavemente no chão, mas, mantendo os braços esticados.
  4. Descanse aqui por 20 a 30 segundos.
  5. Use as mãos para retornar suavemente à posição vertical.

              6. Massagem

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Massagem ganhou popularidade nos últimos anos como um número crescente de pessoas estão buscando cuidados alternativos.

A massagem terapêutica pode aliviar a dor através de vários mecanismos, incluindo o relaxamento dos músculos, tendões e articulações doloridos; aliviando o estresse e a ansiedade.

Ao considerar a massagem para a dor, é importante comunicar-se com seu terapeuta e conversar abertamente sobre suas condições médicas.

Discuta a frequência do tratamento com o seu massoterapeuta, embora melhorias significativas geralmente exijam várias sessões. Não é incomum, porém, ter algum alívio da dor após o primeiro tratamento.

Há algumas situações específicas para não agredir a coluna e acabar aumentando a dor como massagear uma área inflamada da pele, por exemplo, pode piorar a situação provocando irritação. Portanto nunca massageie uma área inflamada.


Essas são as 6 formas mais garantidas de aliviar as dores nas costas de forma imediata.

Mas eu ainda quero te dar uma simples dica, que pode fazer você acordar amanhã sem nenhuma dor... Reavalie o travesseiro com que você dorme.

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Você sabia que a cabeça de um adulto pesa em média de cinco a sete quilos e o travesseiro carrega essa carga diariamente,  e portanto deve dar apoio aos lugares certos. Um travesseiro inadequado pode trazer dores nas costas, no pescoço e na cabeça.

Faz quanto tempo que você não troca seu travesseiro? A duração de um travesseiro gira em torno de dois a quatro anos.

Ao escolher um travesseiro leve em consideração a forma como você gosta de dormir, que pode ser de lado, de costas ou de bruços. De acordo com especialistas, o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições.

É importante que a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral estejam alinhados quando você se deitar. Portanto, seu travesseiro deve permitir que você troque de posição facilmente enquanto dorme.

Se você não tem certeza se seu travesseiro está fazendo o seu trabalho, preste atenção em como você se sente assim que acorda.

Se constantemente perceber que acorda com dores no pescoço, na lombar e se sente cansada antes de o dia começar, certamente esta na hora de trocar o travesseiro!

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar muitas pessoas a aliviarem as dores nas costas!

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