O que é IMC e como calcular

O que é IMC?
Você sabe o que é IMC e sua importância para o acompanhamento de sua saúde?
Com certeza você já deve ter ouvido falar muito sobre este termo, principalmente se você tem pesquisado sobre como manter um corpo em forma e ter uma vida mais saudável.
O IMC é uma medida utilizada internacionalmente e reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela ajuda a medir o estado nutricional e o risco de obesidade. Portanto o IMC nada mais é do que a relação entre a massa da pessoa e a sua altura.
O índice de massa corporal, é um cálculo usado para determinar o seu nível de gordura corporal.
Em alguns casos portanto, pode ajudar um médico a determinar sua capacidade física geral e certamente seu risco de desenvolver doenças crônicas.
Quanto maior o IMC, maior as chances do individuo desenvolver doenças crônicas associadas a obesidade e sobrepeso.
O que significam os resultados do IMC?
Acompanhar o seu IMC é importante para saber se você esta dentro do seu peso ideal.
Segundo o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, para ter um peso saudável seu índice de Massa Corporal deve estar entre 18,5 e 24,9.
Caso seu IMC esteja abaixo de 18,5, pode indicar que você esteja desnutrido. Talvez seu corpo não esteja absorvendo nutrientes adequadamente ou não esteja recebendo calorias suficientes para sustentar seu nível de atividades.
Por outro lado, um IMC maior que 30 é categorizado como excesso de peso, consequentemente pode causar o alerta para riscos de algumas doenças, como diabetes e doenças cardíacas.
Leia este artigo 👉 Como Acelerar o Metabolismo em 6 passos [Testado e Aprovado]
Como calcular o seu IMC
Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.
Portanto, a fórmula para o calculo fica =Peso / (altura x altura). Por exemplo, uma pessoa que pesa 58 kg e mede 1,65 metros terá como resultado um IMC de 21,3. Ou seja, de acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.
Outro Exemplo: Se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,8
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
Dados de referência para um adulto:
Resultado | Situação |
Abaixo de 17 | Muito abaixo do peso |
Entre 17 e 18,49 | Abaixo do peso |
Entre 18,5 e 24,99 | Peso normal |
Entre 25 e 29,99 | Acima do peso |
Entre 30 e 34,99 | Obesidade I |
Entre 35 e 39,99 | Obesidade II (severa) |
Acima de 40 | Obesidade III (mórbida) |
Obs. Essa tabela não é válida para crianças.
O Resultado desta formula sinaliza se há ou não uma relação de harmonia entre o peso e a altura, embora não permita a distinção entre massa gorda e magra.
Embora esse calculo seja um ponto de partida para avaliar sua saúde, ele não é perfeito. Por exemplo, não leva em conta o gênero e as mulheres tendem a ter mais gordura corporal do que os homens.
Portanto, como mulher, mesmo se o seu índice de massa corporal estiver dentro da faixa normal, você ainda pode ter uma alta porcentagem de gordura corporal.
O cálculo também não explica a massa muscular. O músculo pesa mais do que a gordura, portanto se você levantar pesos e tiver músculos tonificados, seu IMC pode ser alto mesmo se você não estiver acima do peso. Além disso o teste também não leva em conta fatores genéticos, densidade óssea ou seu nível de atividades.
Além de controlar o IMC , você pode querer usar outras ferramentas para avaliar seus níveis de bem-estar e gordura corporal.
Sinais importantes de bem-estar incluem níveis positivos de energia, como por exemplo:
- digestão normal,
- ingerir uma variedade de alimentos nutritivos todos os dias
- e não se sentir faminto ou excessivamente “cheio” ao longo do dia.
Você pode procurar um Nutricionista que pode ajudá-lo a recuperar seu peso e assim reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde.

Barriga Negativa depois dos 30
Receba em seu e-mail a Dieta completa!

Barriga Negativa depois dos 30
Receba em seu e-mail a Dieta completa!
Recomendados Para Você:

Barriga Negativa depois dos 30
Receba em seu e-mail a Dieta completa!
0 Comments