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15 Motivos para cortar de vez o açúcar de sua Alimentação!

15 Motivos para cortar de vez o açúcar de sua Alimentação!

Não é segredo para ninguém que um dos grandes vilões de nossa alimentação é o Açúcar.

Ele sozinho pode fazer grandes estragos no organismo e contribuir para o desenvolvimento de diversos tipos de doenças.

Neste artigo iremos citar 15 reais motivos para você cortar de vez o açúcar de sua alimentação.

15 Motivos para você cortar de vez açúcar de sua alimentação!

1. O Açúcar pode afetar seu sistema imunológico

Como se estar doente não fosse ruim o suficiente, estudos mostram que o açúcar pode interferir na maneira que o seu corpo combate a doença.

O fato de você comer açúcar tem o potencial de reduzir as defesas do seu corpo em um período de 4-6 horas.

Isso acontece porque ele prejudica a absorção de nutrientes preciosos do corpo. Por exemplo, 100 gramas de açúcar equivalem a duas latas de refrigerante, consumir essa quantidade reduz em 40% a atividade de defesa das células brancas do sangue.

O corpo começa a enfraquecer meia hora depois do consumo de açúcar e o processo de queda da imunidade dura até seis horas.
Isso significa que se você consumir doce pela manhã, à tarde e à noite, seu corpo entrará num processo caótico e crônico.

2. O açúcar pode afeta quantidade de Minerais no organismo

Se você tem problemas para dormir à noite, vive resfriado ou com anemia, você pode estar tendo problemas com o equilíbrio mineral do seu organismo.

Se você ingerir uma grande quantidade de açúcar, provavelmente seu organismo terá dificuldade de processar tudo isso.

O Cromo é um mineral que ajuda a regular o nível de açúcar no organismo, se você consumir uma grande quantidade de açúcar e carboidratos, você perderá este cromo através da Urina.

3. O açúcar pode causar Oscilação de Humor

Há uma ligação direta entre o açúcar no sangue e o humor, especialmente por causa dos picos de altos e baixos de glicose no sangue.

Quanto mais desigual o seu açúcar no sangue, mais desigual o seu humor, é normal também sentir fadiga e dores de cabeça.

Por outro lado, aqueles que evitam o açúcar relatam ter menos picos de humor e se sentem mais emocionalmente equilibrados e energizados.

E para quem vive uma dieta rica em açúcar e pobre em nutrientes, não há aminoácidos essenciais e as vitaminas necessárias para ajudar no humor.

4. O açúcar pode causar Ganho de peso

Quando há um pico de insulina no corpo, toda sua energia disponível no sangue é levada para as células.

Seu organismo entende que está com hipoglicemia (pouca glicose no sangue) e precisa de mais açúcar, e aí que vem a vontade de comer mais.

Alimentos e bebidas açucaradas não limitam sua fome, tornando fácil consumir rapidamente um alto número de calorias líquidas. Isso pode levar ao ganho de peso.

Ao comer alimentos açucarados você ingeri calorias vazias, pobres em nutrientes e isso irá causar ganho de peso.

Leia  👉 15 “Coisas” que provocam ou pioram a Celulite [ A #8 coisa é o Pior]

5. O açúcar pode causar Resistência a Insulina

Uma dieta rica em açúcar e carboidratos leva  uma liberação constante de insulina.

Este alto nível de insulina circulante, eventualmente, leva à resistência à insulina,  que muitas vezes leva a pré diabetes e diabetes tipo 2.
A insulina é um hormônio muito importante no corpo. Ela permite que a glicose (açúcar no sangue) entre nas células a partir da corrente sanguínea e instrui as células para começar a queimar a glicose em vez de gordura.

Ter muita glicose no sangue é altamente tóxico e é uma das razões para complicações do diabetes, como a cegueira.

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6. O açúcar pode causar doenças Cardíacas

Evidências sugerem que dietas ricas em açúcar podem levar a obesidade, inflamação e altos níveis de triglicérides, açúcar no sangue e pressão arterial, todos fatores de risco para doenças cardíacas.

Além disso, consumir muito açúcar, especialmente a partir de bebidas adoçadas com açúcar, tem sido associado à aterosclerose, uma doença caracterizada por depósitos gordurosos que entopem as artérias.

Um estudo com mais de 30.000 pessoas descobriu que aqueles que consumiam 17-21% de calorias de açúcar adicionado tinham um risco 38% maior de morrer de doença cardíaca, em comparação com aqueles que consomem apenas 8% das calorias de açúcar.

 7. O açúcar está ligado à doença de Alzheimer

 A pesquisa não mostra que o açúcar  causar  demência. Mas há pesquisas emergentes que sugerem que dietas ricas em açúcar podem aumentar o risco de desenvolver a doença. O que podemos dizer é que existe uma  ligação  entre dietas ricas em açúcar e demência, mas não temos evidências para mostrar que uma  causa  a outra.

Esses estudos nos dizem que os cérebros das pessoas com doença de Alzheimer lutam para metabolizar o açúcar como energia. As mudanças no cérebro parecem estar ligadas a aumentos persistentes da glicose no sangue durante um longo período de tempo.

E o dano às células do cérebro está ocorrendo bem antes que os sintomas evidentes da doença de Alzheimer apareçam. Esse é um grande motivo para cortar de vez o açúcar de sua alimentação. 

8. O açúcar pode aumentar o Estresse

Quando estamos sob estresse, nossos corpos imediatamente entram em modo de luta ou fuga, liberando grandes quantidades de hormônios.

Surpreendentemente, o corpo tem a mesma resposta química quando o açúcar no sangue está baixo. Depois que você come um lanche doce, os hormônios do estresse começam a compensar o acidente aumentando o açúcar no sangue. O resultado? Ansiedade, irritabilidade e até tremores inexplicáveis.

9. O açúcar pode causar cárie dentária

Todo mundo sabe que bactérias da boca amam açúcar, doces, e refrigerantes, quando eles fica em seus dentes, o açúcar causa a decomposição mais eficientemente do que qualquer outro alimento.

As cáries estão intimamente ligadas à introdução dos hidratos de carbono refinados na dieta alimentar, principalmente o açúcar, que é considerado o dissacarídeo mais cariogênico.

10. O açúcar pode afetar o QI das crianças.

Não nos esqueçamos dos nossos pequeninos!

Há evidências de que uma dieta pobre associada a alimentos processados ​​na primeira infância pode estar associada a reduções no QI na infância, enquanto uma dieta saudável associada à alta ingestão de alimentos ricos em nutrientes pode estar associada a pequenos aumentos no QI.
Quando as escolas públicas de Nova York reduziram a quantidade de açúcar em seus almoços e cafés da manhã, seu ranking acadêmico aumentou 15,7% (anteriormente, a maior melhoria já vista havia sido de 1,7%).

O estudo também eliminou corantes artificiais, aromatizantes sintéticos e dois conservantes, mostrando a importância dos ingredientes naturais para as crianças.

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11. O Açúcar pode aumentar o risco de câncer

O câncer é uma condição na qual as células do corpo se transformam e se multiplicam rapidamente.

Não há evidências de que o açúcar  cause  câncer, mas há pelo menos duas maneiras pelas quais eles estão  ligados. Uma dieta rica em alimentos e bebidas açucaradas pode levar à obesidade, o que aumenta significativamente o risco de câncer, além disso, dietas ricas em açúcar aumentam a inflamação em seu corpo e podem causar resistência à insulina, ambas aumentando o risco de câncer.

Um estudo mostrou que mulheres que consumiam pães, doces e biscoitos mais de três vezes por semana tinham 1,42 vezes mais chances de desenvolver câncer endometrial do que mulheres que consumiam esses alimentos menos de 0,5 vezes por semana.

12. Açúcar pode acelerar o envelhecimento

As rugas são um sinal natural do envelhecimento. Eles aparecem eventualmente, independentemente da sua saúde.

No entanto, más escolhas alimentares podem piorar as rugas e acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Os açúcares podem afetar sua composição corporal, eles também podem mexer com sua pele, contribuindo para as rugas e flacidez. Consumir uma dieta rica em carboidratos e açúcar leva à produção de AGEs, o que pode fazer com que sua pele envelheça prematuramente.

13. Açúcar pode promove a acne

o açúcar promove o sebo (óleo) no rosto, o açúcar promove a inflamação, o açúcar reduz a nossa imunidade, o açúcar agrava a acne hormonal. Sua pele vai pagar o preço de uma dieta rica em açúcar.

Por exemplo, um estudo em 2.300 adolescentes demonstrou que aqueles que frequentemente consumiam açúcar adicionado tinham um risco 30% maior de desenvolver acne.

14. O açúcar pode causar catarata

O controle deficiente do açúcar no sangue enfraquece as membranas celulares e causa danos oxidativos no cristalino .

O bom controle do açúcar no sangue, curiosamente, fortalece as defesas antioxidantes e protege as membranas celulares contra vazamentos

15. O açúcar pode causar Má digestão

Açúcar processado é muito ácido.

Quanto mais alcalino for o seu corpo, mais saudável você será.
Se você tiver um estômago ácido você sofre de azia, e outros problemas de digestão.

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Como reduzir sua ingestão de açúcar

Vou te dar algumas dicas de como você pode reduzir a ingestão de açúcar gradativamente, isso fará uma grande diferença a longo prazo em sua saúde.

É tudo questão de fazer trocas inteligentes e concentrar-se na preparação de refeições saudáveis.

  • Troque refrigerantes, bebidas energéticas, sucos e chás açucarados por água ou soda sem açúcar.
  • Adoce iogurte natural com frutas frescas ou congeladas em vez de comprar iogurte com sabor e açúcar.
  • Substitua os doces por uma mistura caseira de frutas, nozes e alguns pedaços de chocolate escuros.
  • Procure por cereais, granolas e barras de granola com menos de 4 gramas de açúcar por porção.
  • Troque o açúcar por adoçantes naturais.
  • Use manteigas de nozes naturais no lugar de pastas doces como Nutella.

 

Concluindo

Além dos riscos listados acima, o açúcar pode prejudicar o seu corpo e sua saúde de inúmeras outras maneiras.

Você deve estar se perguntando, então se eu cortar de vez o açúcar, não terei nenhum dos problemas citados acima?
Talvez tenha, mas olhe o que podemos evitar.

Se há cem problemas associados ao açúcar, ao diminuir a quantidade diária, podemos eliminar grandes probabilidades de desenvolvermos vários tipos de doenças.

Pesquisas sobre o impacto do açúcar adicionado na saúde estão em andamento e novas descobertas estão sendo feitas constantemente.
É tudo uma questão de escolhas.

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